Preste atenção, sem senso de equipe não dá!
O trabalho nos oferece dignidade, pois fruto dele temos acesso à saúde, educação, moradia e alimentação. O trabalho gera inclusão social e a contribui para a realização humana, a partir do senso de utilidade que nos concede. O grande desafio nos ambientes organizacionais acontece porque tais ambientes são compostos por pessoas. O homem é um ser complexo; cada pessoa possui sua personalidade, formação e experiências de vida diferente de outro. Assim, muitas vezes ocorrem conflitos nos relacionamentos, o que não é saudável às organizações, pois comprometem os bons resultados estabelecidos e almejados.
![](https://static.wixstatic.com/media/3e3776b78a7f4dfb9dd68e7ed428c65a.jpg/v1/fill/w_980,h_661,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/3e3776b78a7f4dfb9dd68e7ed428c65a.jpg)
Nesse cenário, destacam-se as pessoas que não somente possuem competências técnicas excelsas, mas sobretudo, aqueles que gostam e possuem a capacidade de lidar com pessoas. Vivem bem e mais felizes aqueles que percebem o outro com a mesma ou maior importância que si mesmo. Aqueles que usam de empatia para tratar toda e qualquer situação porque são sabedores que toda situação possui “dois lados”.
Pense o que as pessoas nas organizações poderiam realizar enquanto se perde tempo e energia em disputas, discussões, ciúmes e vaidades? É claro que apontar o erro do outro é sempre mais fácil, até porque não temos como raiz original em nossa vida e cultura a atitude de assumir erros. Veja nossos “primeiros pais”, Adão e Eva: Ao serem confrontados por Deus sobre porque foram desobedientes, acusaram o outro. Adão colocou sobre Eva a responsabilidade de seu erro e Eva, por sua vez, culpou a serpente. O fato é que ambos erraram. Numa equipe, quando alguém falha, a organização falhou!
Enfim, é fundamental no ambiente organizacional perceber e valorizar as pessoas com suas limitações e potencias. Aos líderes, ainda mais urgente é a consciência de que somente com senso de equipe se constrói e solidifica projetos, sejam eles quais forem a importância e dimensão. Sozinho é muito mais difícil, ouso afirmar, é impossível.
Comments