![](https://static.wixstatic.com/media/f69f0ddab5a5bff3e4d39520e1632772.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/f69f0ddab5a5bff3e4d39520e1632772.jpg)
A proatividade tão desejada pelas organizações e empresas em suas equipes, na mesma proporção em que se espera dos colaboradores é uma realidade em escassez. Por que isso acontece?
É difícil encontrar uma resposta conclusiva e definitiva, em meio a inúmeros fatores que corroboram para essa demanda que gera às empresas fraqueza institucional. Mas é fato que uma atitude por parte de todos os colaboradores pode mudar qualquer situação de uma empresa, independente de seu segmento e tamanho; a iniciativa.
Muitas questões são facilmente ouvidas: Por que ficam esperando que o líder peça? Por que o líder não faz, não pede ou não participa? Por que não fizeram ou por que deixaram de fazer?
Enfim, a resposta óbvia para tais questões é o receio de assumir responsabilidades, o medo de errar que gera falta de protagonismo. Um famoso texto de Shakespeare diz:
“Heróis são aqueles que assumiram o risco de fazer o que era preciso ser feito.”
O ponto central é esse “assumir riscos” = tomar a frente, ter iniciativa de começar algo e ir até o final. Isso sem se importar com as críticas, com a falta de apoio de alguns, com a possibilidade do insucesso, com talvez a falta dos recursos necessários.
É preciso que alguém faça? Então faça você!
A Bíblia Sagrada, no sábio livro do Eclesiastes tem um capítulo destinado a esse tema: Assumir riscos. Veja o que diz o verso 4 do capítulo 11:
“Quem fica olhando o vento jamais semeará, quem fica olhando as nuvens jamais colherá.”
Deus nos deu vida e capacidades para sermos protagonista em nossa vida. Assim, é preciso em qualquer esfera de nosso cotidiano tomar iniciativa de realizar. O que estou tratando aqui é assumir o risco de fazer o que é preciso. E o que é preciso ser feito?
Olhe à sua volta, observe os ambientes e vai perceber. Se você pensa que mudar o mundo é algo difícil e impossível, está correto quanto às dificuldades, mas enganado quanto às possibilidades. Pois, o mundo em que vivemos, o ambiente ao qual estamos inseridos é sim possível ser transformado com as nossas atitudes. Listo aqui algumas:
1) ATENDA o telefone. Se não é possível naquele momento, retorne o quanto antes.
2) LEIA seus e-mails, responda-os.
3) ORGANIZE seu ambiente de trabalho e sua agenda de atividades.
4) ENCONTRE alguns minutos do seu dia para ajudar um colega de trabalho ou alguém de sua família e ou amigos.
5) RETIRE seu lixo, coloque no lugar adequado.
6) LIMPE se encontrou algo sujo. Se estava limpo quando chegou, DEIXE limpo quando sair.
7) ESTUDE e LEIA, pois o conhecimento garante liberdade. Quem não é livre não tem iniciativa.
8) NÃO ESPERE por sua liderança. Participe-a das ações, mas tome a iniciativa de fazer.
9) COMUNIQUE-SE com as pessoas. Seja no trabalho, com amigos e família, o relacionamento é oxigenado pelo diálogo, pela comunicação.
10) RESPEITE o passo de cada um no caminho. Mas é preciso caminhar, e juntos.
Eu finalizo esse texto afirmando que vale a pena arriscar fazer o que precisa ser feito e dessa forma ver o resultado e poder da iniciativa.
Que Deus nos abençoe e inspire...abraço Patriota!
Comments