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O país está em movimento. Sim, as empresas em sua produção de bens e prestação de serviços gera empregos e divisas aos seus acionistas, empreendedores e contribui com o fisco em suas instancias. É o dinâmico mercado que alimenta o PIB e desenvolvimento da nação.
As empresas gerem suas entradas de receitas, tentam controlar todos seus custos produtivos, e assim funcionam. Mas há um fato, muitas vezes ignorados pelos gestores organizacionais: poderia funcionar melhor!
É isso mesmo...No âmbito produtivo é possível perceber a não obtenção de metas, as perdas por não conformidades produtivas etc. Mas na prestação de serviços como mensurar o quanto se deixar de vender e faturar em detrimento do mau atendimento?
Como mensurar os clientes que chegam, mas não ou mal atendidos vão embora?
Os gestores e empreendedores nem sabem, mas muito cliente deixou de comprar seu produto ou serviço porque foi mal atendido. A questão então não são as crises do mercado, mas a crise do pouco conhecimento dos colaboradores nas equipes. O caminho de mudança desse cenário é árduo, longo e perene, mas precisa ser caminhado. As empresas devem iniciar um processo de formação de seus colaboradores. Eles precisam ser treinados, precisam conhecer os propósitos e missão das empresas. Eles devem se engajar e evolver nas missões empreitadas de seus líderes. Aliás, esse processo de formação deve considerar a liderança, tantas vezes inertes e com muitos discursos geram ambientes ruins e improdutivos.
Os colaboradores de uma organização, seja qual for seu tamanho e área de atuação devem trabalhar coesos com os interesses dessa empresa, com alto senso de ao todo da própria organização, satisfeitos e o espírito de proatividade deve reinar para com toda equipe. Eis a questão: é possível se promover isso somente com oratória do empreendedor e liderança?
Definitivamente, não! As coisas para melhor funcionarem devem ser realizadas por profissionais capacitados, estimulados e entusiasmados por lideranças próximas que se envolvem, participam e executam juntos as propostas das empresas. Por isso, é fundamental uma política de treinamento técnico-comportamental de toda organização. Isso é investimento de tempo, atenção e recursos que vão gerar bons resultados.
Insisto que, as coisas estão funcionando...Mas, poderia funcionar melhor!
Abraço Patriota!
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