A busca do homem é por felicidade e sucesso. Quem é que não deseja ser bem sucedido na vida? E que mal tem isso? Ora nenhum, mas desejo propor a reflexão sobre as diversas visões em relação ao que é sucesso.
Será mesmo que uma boa carreira profissional, um bom cargo e bom nível salarial significam sucesso? Precisamos considerar que o homem, por sua natureza, tem sede. E assim, quando uma sede é saciada, nova sede gera expectativa interior. Podemos confirmar essa tese pela teoria da motivação humana de Maslow [1]: quando uma necessidade é atendida, como as necessidades básicas fisiológicas, o homem mira seu olhar em direção de uma nova necessidade. Enfim, há sempre um desejo, uma nova sede.
Assim, quero afirmar que o sucesso vai além de tudo que nos é apresentado na sociedade e mundo corporativo. Um dia ouvi a expressão “Sucesso é o sono gostoso” e então tenho refletido sobre isso.
Eu tomo a liberdade de explicar sucesso assim: significa ter uma família, a sua família. Significa ter amigos para todas as horas; é também ser comunidade. Sucesso é ainda ter saúde para trabalhar e o fazer com amor. Isso mesmo, quando colocamos amor nos afazeres cotidianos da vida corporativa, as intempéries são suplantadas. Sucesso é poder pensar, poder opinar, caminhar e olhar nos olhos das pessoas e conversar com elas, sabendo que todos somos iguais. Sucesso é tomar a iniciativa de fazer algo sem se preocupar com as oposições e resistências, muitas vezes armadas com suas flexas de inveja e ciúme, de forma livre e especialmente quando as inciativas beneficiam outros.
O sucesso é também se sentar à mesa com a família e ou amigos para um bate papo, conviver, contar “causos”, histórias engraçadas vividas e dar gargalhadas. Sucesso é ajudar...ajudar o tempo todo conforme as necessidades vão surgindo.
Enfim, não dispenso a necessidade do estudo, empenho e muito trabalho para se construir um Currículo Vitae digno. Mas, isso é muito pouco. Aliás, isso é consequência da pessoa que nos tornamos, de nossos valores e de nosso caráter cada dia mais moldado para viver em direção aqueles que conosco convivem.
Eu termino esse texto com um versículo da Sagrada Escritura: “É melhor a recompensa do trabalho de duas pessoas.” (Eclesiastes 4,9).
Penso que o sucesso de verdade é esse: quando reconhecemos que não sou...mas que SOMOS. Como disse Santa Teresa de Calcutá (Que pessoa de sucesso!)
“É preciso ir até às pessoas, pois elas podem ter fome de pão e de amizade.”
Abraço Patriota!
[1]Abraham Maslow em seu artigo "A teoria da motivação humana", publicado em 1943 na revista Psychological Review[1]. Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e as de auto realização.
Muitos ambientes organizacionais trás um entendimento equivocado de sucesso. Que bom quando percebemos que também existe VIDA e SUCESSO além das paredes da empresa. Certamente a família é um dos maiores ambiente de sucesso!