A palavra “oportunidade” tem sua origem do termo em latim opportunus que significa “favorável, desejável”. Este termo está relacionado com a expressão ob portus que significa "para o porto" e que antigamente era utilizada pelos navegadores que, desejavam ansiosamente, encontrar um local que fosse adequado para seu barco ancorar, um porto que fosse seguro.
Considerando esse fato, podemos refletir e afirmar que não são adequadas as expressões que comumente ouvimos das pessoas, em seus lamentos:
“Ah...estou desanimado porque não me dão uma oportunidade...”
“Estou há anos esperando uma oportunidade...mas não sei o porquê, não consigo.”
“O dia em que me derem uma oportunidade, aí vou agarrar e crescer.”
Essas falas são corriqueiras e errôneas, pois os comandantes navegam na direção dos portos e não os portos que vão ao mar em direção aos navios. Assim, devemos considerar que, se ficarmos esperando uma oportunidade isso levará a vida toda e não vai acontecer.
E é isso mesmo, seja no mundo corporativo ou em qualquer ambiente da sociedade devemos assumir o protagonismo de nossa vida, atendo-se às oportunidades e criando-as. A Bíblia Sagrada reforça esse pensamento, como exemplo na carta de Paulo aos Efésios:
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. (Ef 5,15-16)
Os dias realmente são difíceis e exigem de nós atenção sobre como estamos vivendo nossa vida e atentar para as possibilidades que são oportunidades. Quer saber como?
Devemos aproveitar todo tempo e gerar oportunidades para:
- Ler e estudar
- Participar de treinamentos
- Tomar iniciativas no trabalho, na comunidade, na igreja, em sua família.
- Fazer o bem, seja a quem for e em qualquer lugar.
- Deixar de reclamar e agradecer mais.
- Envolver-se em atitudes de voluntariado.
- Conviver e conversar com a família e amigos.
Enfim, não podemos responsabilizar os outros por qualquer inercia e apatia. Ao contrário, precisamos assumir as rédeas de nossa vida, conduzidos e impulsionados pelo Espírito Santo de Deus criar as oportunidades, especialmente nas situações simples e cotidianas, de ajudar e fazer o bem aos outros. Frente às dificuldades, é preciso “serrar os dentes e seguir em frente”. Como diz um texto do Evangelho, é preciso tomar a firme decisão...No próximo texto falaremos sobre isso. Deus os abençoe, abraço Patriota!
Comments